segunda-feira, 13 de junho de 2011

Precious, my precious

Querido Sushi, 
Desde sexta-feira sou um pouco mais feliz. Finalmente conheci a terceira metade da minha laranja! E é um amor de derreter!
luv, 
jo

terça-feira, 5 de abril de 2011

Promoções, cartões e outras complicações...

Querido Sushi, 
Desde há uns bons meses para cá que o patrão tem falado na hipótese de ter de nomear alguém para o ajudar na gestão do atelier, uma vez que a disponibilidade dele para estar "em simultâneo" nas obras e no atelier está cada vez mais escassa. Que iria dar a oportunidade por igual para quem a quisesse agarrar, que teria de ponderar a decisão, que passávamos (e passámos) a ter reuniões semanais para fazermos o balanço dos trabalhos, da empresa e do que mais quisessemos trazer a discussão e partilha, que eventualmente iria elaborar uns questionários para respondermos e ele poder decidir qual de nós passaria a responsável, etc.
De vez em quando, se me apanhava a jeito, lá desviava a conversa e tentava perceber se eu tencionava ficar por cá ou nem por isso. Eu nunca lhe menti. Dei-lhe a entender que a hipótese de voltar para Lisboa tinha bastante força, pois é lá que tenho as minhas pessoas (família, amor, amigos), que fui pedida em casamento, que a nossa situação é complicada assim, que na vida temos outros objectivos e expectactivas além da carreira, enfim...
Parecia que ele estava a querer decidir, mas com receio de apostar no cavalo errado.
Até que na semana passada, lá me "caçou" outra vez e finalmente me revelou que pretendia que eu fosse a nova responsável pela gestão do atelier, que confiava em mim para o ajudar nesse papel, que a escolha era demasiado óbvia para ele continuar a adiar e se eu estaria disposta a ter esse papel. Eu, que não gosto de virar a cara a desafios com os quais posso aprender muito, disse que aceitava.
E, por isso, sou (desde o dia 1 de Abril) chefe do departamento de Arquitectura e Design. Obviamente que fico mesmo muito contente com esta promoção e valorização. Vou aprender bastante, vou poder crescer profissionalmente, sei que vou conseguir dar resposta (com momentos melhores e piores), vou ter mais responsabilidade e, naturalmente, também vou crescer financeiramente. Mas, por outro lado, vou ter de me focar totalmente e não pensar por agora em ir embora (se surgir uma boa oportunidade, tanto melhor, mas não vou estar à procura...), pois, além de não haver nenhuma alternativa de momento, terei de me dedicar e responder a este novo desafio a 100%. É ver o tempo a andar para lá longe outra vez...é adiar os projectos pessoais...ficar mais um tempo longe dos que são importantes...
Custa...mas por agora terá de ser assim mais um tempinho. E depois? Depois logo se ponderarão as opções. Até lá...wish me luck!
luv, 
jo

P.S. Os primeiros dias têm sido um corropio! Tenho tido 1001 coisas para tratar, não consigo estar muito tempo "sugadita" no meu posto de trabalho!!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Mais do mesmo

Querido Sushi, 
As pessoas e coisas que oiço aqui pelo escritório davam pano para mangas para rechear este blogue de situações inacreditáveis. Não querendo estar sempre a bater no ceguinho (na ceguinha, neste caso), vou relatar mais um desses episódios-duh do meu quotidiano.
O patrão tem tendência a ligar-nos para o telemóvel da empresa nos precisos momentos em que nos ausentamos do posto de trabalho (ou porque fomos tirar uma fotocópia, ou porque fomos à casinha, etc.).
Esta manhã ligou e queria falar com a T., que tinha acabado de entrar na casa-de-banho.
Quando ela regressou diz-lhe o G. (que tinha atendido o telemóvel):
- Olha, chamada à recepção, o boss ligou e quer falar contigo, disse para lhe ligares. (e estende-lhe o telemóvel)

Ela agarra no telemóvel, poisa-o na mesa dele e vai ao telefone fixo dela discar o número da recepção. Quando nos viu aos três especados a olhar para ela com ar surpreendido, percebeu que alguma coisa não estava a fazer bem e já o telefone tocava na recepção quando ela desligou a chamada...
luv, 
jo

A neura

Querido Sushi, 
Esta semana tive uma DAQUELAS neuras lá no escritório...
A "menina do costume", que ultimamente tem respondido com o nariz demasiado empinado para o meu gosto, passa a vida a queixar-se (ou porque o programa não abre, ou porque o computador não faz, ou porque não consegue, ou  porque tem espinhas...enfim...).
Na quarta-feira logo pela manhã, quando chegámos ao escritório, o patrão tinha comprado um mouse para substituir o dela (que tinha avariado há umas semanas e estava a usar um de recurso).
A menina abre a caixa, liga o rato, e por aí fora. Eu não estava a reparar, pois estava a ligar o meu computador e programas e tudo e tudo.
Até que a oiço queixar-se:
- Isto não está a reconhecer o rato!
 Eu olhei e estavam os dois ratos ligados em simultâneo (o novo e o antigo) e disse-lhe: 
- Então, tens os dois ratos ligados!
- Mas isto não está a reconheceeeeer! (com enfado)
- Mas oh T., se tens os dois ratos ligados ao mesmo tempo, só vai reconhecer o que já estava ligado!!!
- Opá já te disse que não está a reconheceeeer! (com ainda mais enfado e arrogância)

Presumi, pela arrogância, que a menina já devia ter tentado ligar apenas o novo e disse-lhe, já irritada:
- Okaaaaay! escusas de me falar assim!!
Ela ia retorquir e eu levantei a mão como quem diz "Chega, não te quero ouvir!"

Ora aquilo ficou-me a borbulhar...eu fiquei EM BRASA com toda aquela arrogância que já não é a primeira nem segunda vez que ela dispara quando se queixa de alguma coisa e eu começo a tentar ajudá-la com os (supostos) problemas.

Eu não sou daquelas pessoas extremamente calmas mas também não sou nada impulsiva...só que aquilo mexeu-me mesmo com os nervos, principalmente vindo da pessoa de quem vinha (que não tem grandes capacidades a nível profissional, passa a vida a não conseguir fazer as coisas e depois responde desta forma).
Ora, passado uns 5 minutinhos, fui ver se a sala de reuniões estava livre, regressei e disse-lhe:
- Estás ocupada?
- Não.
- Então chega aqui à sala de reuniões, se não te importas, porque eu quero dar-te uma palavrinha...

Entrámos na sala e eu tremia de irritação!!! Ela notou logo. Resumindo: disse-lhe que não tinha gostado nada da atitude dela, que ela não tinha nada que me ter falado assim. Perguntei-lhe se estava com algum problema relativo a mim, ao que ela disse que não e que ela era assim bruta a falar e que se calhar teria de ter mais cuidado na maneira como me falava. Eu concordei que sim, porque se era bruta para os outros era lá com ela e com eles, mas para mim não era assim. Disse-lhe que eu olhei e vi os dois ratos ligados e se ela já tinha tentado apenas com um e não tinha dado, era apenas isso que tinha de me dizer e não ter-me falado da maneira que falou!
Disse-lhe que não lhe admitia a ela nem a ninguém que me falasse da forma arrogante com que ela se me dirigiu, muito menos quando eu estava a tentar ajudar.
Rodei, de facto, a baiana, mas ela percebeu (por agora). À tarde disse-me que se tinha assustado por me ver tão nervosa, que nunca me tinha visto assim, pediu desculpa e eu repeti, muito mais calma, que não lhe admitia aqueles modos. Admiti também um certo exagero na minha reacção, mas que ficássemos bem esclarecidas acerca deste tipo de situações que eu não iria tolerar.

E pronto...pu-la no seu lugar!

luv, 
jo

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Big steps for big friends

Querido Sushi, 
Talvez não tenha muitos fios verdadeiramente fortes, mas felizmente os que tenho tido são bem compridões, o que não quer dizer que não apertem um pouco mais de vez em quando...
De qualquer forma, o simples facto de saber que estás na outra ponta desse meu cordel (já para cima de 10 aninhos) conforta-me e faz-me feliz por te conhecer!
Sei que não queres lamechices na despedida, no entanto, apesar de não andar a actualizar este cantinho cor-de-rosa com a frequência de outrora, as coisas importantes têm vindo cá parar...e TU sabes que és importante, por isso quis apontar brevemente este momento!
Adoro-te e desejo-te toda a sorte na nova vida que amanhã começas! Um beijo daqui ao Caribe (and back!)
Estou aqui...
luv U, 
jo
P.S. - You've been such a pretty bra for me and my ócas ;)