domingo, 10 de janeiro de 2010

Povos do mundo, quiçá de Portugal!

Querido Sushi,


Há uns dias, durante a hora de almoço, veio mais uma vez à conversa a expressão "comer da gaveta" (que, note-se, eu não conhecia antes de ir para "marrocos") e que significa "ser forreta"! (em boa verdade eu acho que só se usa mesmo localmente e não é difícil perceber porquê, como vou passar a explicar, mas sintam-se livres para contrariar a minha ignorância)
Palavra puxa palavra e chegámos todos à conclusão (inclusivé os autóctones) que os algarvios são, regra geral, bastante sovinas! (engraçado, porque foi das primeiras características que eu comentei com o A. pouco tempo depois de ter vindo)
Acabámos por concordar todos que um Beirão (em particular, mas as pessoas do norte, em geral) quando recebe uma visita, mesmo no lar mais humilde, oferece este mundo e o outro na mesa de refeições e enquanto não ficarem só as migalhinhas não fica satisfeito!
Pelo contrário, o Algarvio, se recebe uma visita, oferece apenas por cortesia (quando oferece...) e reza a todos os santinhos para que ninguém aceite nada ou lhe levem o menos possível!
É por estas e por outras que, apesar de estar bem pelo sul, não me identifico nadinha com "esta gente" (sublinho que nem todos são assim!), que se mete de facto com o meu sistema nervoso...(isso e a cena de tratarem a língua-mãe aos pontapés!)
luv,
jo