Querido Sushi,
Hoje, ao sair do escritório, encontrei a Luda.. A Luda é uma ucraniana de 30 e muitos anos, super, super fofinha e simpática, que faz a limpeza lá do estaminé. Todas as segundas-feiras nos cumprimenta com a sua fantástica boa disposição, um grande sorriso, dois beijinhos e o seu sotaque de leste muito característico!
A Luda perguntou-me se ainda estava alguém na sala, ao que eu respondi que faltava sair apenas a T.. Assim que disse isto, ela lembrou-se que hoje na Ucrânia é o dia das Tatianas!
E depois explicou-nos que Tatiana é o nome equivalente em ucraniano e que na Ucrânia, há um dia para cada nome (masculino e feminino) e que o Dia do Nome era um dia como um aniversário, com festarola, bolos e tudo e tudo! O dia da Luda é lá mais para o Verão. (ela não soube precisar)
Achei uma curiosidade mesmo muito engraçada esta do Dia do Nome!
Aqui vai uma breve explicação sobre o Dia da Tatiana:
Apesar de coincidir com o nome do Dia de Santa Tatiana, uma mártir cristã, não é apenas um dia tradicionalmente cristão. Uma pista para deslindar a razão de ser deste dia, prende-se com a sua outra designação: Dia do Estudante.
Tatiana, para que conste, não era nem Russa nem estudante. Era uma cidadã romana do século terceiro, que se converteu ao cristianismo. Tatiana foi denunciada e torturada por não renunciar à sua fé. Segundo a lenda, ela foi atirada aos leões famintos e depois decapitada (a 25 de Janeiro), visto os leões não a comerem.
Como se associou, então, esta data aos estudantes? Parece que se deve a Ivan Shuvalov, que após iniciar uma relação com a Imperatriz Elizabeth Petrovna, que governou de 1741 a 1762, foi nomeado Ministro da Educação da Rússia, pedindo-lhe, então, autorização para criar em Moscovo uma Universidade ao estilo ocidental (ideia desenvolvida anteriormente por Mikhail Lomonosov). A Imperatriz decretou a sua fundação em 1755, no Dia do Nome da mãe de Shuvalov, que se chamava, pois, Tatiana, à qual Shumanov quis "oferecer" uma universidade. E foi assim que Tatiana se tornou a padroeira dos estudantes.
A Universidade de Moscovo é, actualmente, uma das maiores do mundo, com mais de 300.000 estudantes e cujo edifício principal é, graças a Estaline, um dos monumentos emblemáticos daquela cidade.
Os estudantes, russos ou ucranianos, celebram este dia, como um feriado de juventude, espírito de procura e descoberta, juntando-se, festejando e agradecendo pelo final da época de exames, que termina tradicionalmente a 25 de Janeiro.
luv,
jo
P.S. - Fiquei também a saber que Luda é diminutivo de Ludmila, havendo também quem lhe chame Mila.